Banner

Translate

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Deu na CBC News

O maior fornecedor chinês da Apple vai aumentar salários de seus trabalhadores
Veículo: CBC News - Data: 17/02/2012
Pressões na imprensa costumam dar resultados, ainda que muito modestos.
A fabricante Foxconn Technology Group virou o centro das atenções por vários anos, após uma série de suicídios de funcionários e doenças em suas fábricas na China. O Fair Labor Association iniciou suas primeiras inspeções na Foxconn em Shenzhen, China, em 13 de fevereiro de 2012. 

No último dia 17, o grupo de Tecnologia Foxconn anunciou que vai aumentar os salários de 16% até 25%, sob uma enxurrada de severas críticas em relação as suas práticas de trabalho.
 Os trabalhadores da fábrica passarão a ganhar a partir de agora 1.800 yuan, equivalentes a US$ 290 por mês. Há dois anos, ganhavam 900 yuan.
Sem dúvida, tanta generosidade explica, em grande parte, a competitividade dos produtos chineses.
A FoxConn emprega 1 milhão de trabalhadores em toda a China, em 4 unidades industriais, e produz para a maioria das grandes empresas de tecnologia como Microsoft e Nintendo e Apple.
A Apple, tem sido muito criticada por essas práticas de trabalho entre os seus fornecedores chineses e, numa tentativa de resposta ao mundo, lançou uma auditoria nesses fornecedores, no início desta semana. Se a auditoria for para valer, a Apple vai estarrecer o mundo com a pubicação dos resultados. Serão conhecidos as verdadeiras jornadas de trabalho e suas respectivas remunerações. A imagem desses senhores pedirá uma revisão.


A Fair Labor Association, organização sem fins lucrativos dedicada a apurar esses abusos no trabalho, em fábricas de todo o mundo, iniciou suas primeiras inspeções em meados desse mês na fábrica da Foxconn, em Shenzhen, na China. As conclusões e recomendações das primeiras inspeções serão publicadas on-line no início de março.
Podemos aguardar por um verdadeiro escândalo patrocinado por essas empresas de jovens geniais e velhos ambiciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário