Banner

Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A semana no mundo acabou “bem”

Os mercados acalmaram graças à
sabedoria popular
Nos EUA os mercados se acalmaram. Sabe-se lá por quanto tempo. Os índices encerraram em altas graças ao anúncio do indicador de confiança do consumidor norte-americano, publicado pela Universidade de Michigan, que aumentou mais uma vez, em fevereiro, para 75,3 pontos. Os analistas esperavam queda. Aliás, como esses especialistas têm errado no último mês. Há ainda a ser lembrada a negociação da dívida grega que parou de pressionar os preços dos ativos para baixo. Isso ajudou os mercados nos Estados Unidos, no dia de ontem.
Ficou também esquecido o mau resultado das vendas de casas novas. Caíram 0,9% em janeiro, na comparação com dezembro. Janeiro não é tradicionalmente um bom mês para vendas de casas novas ou velhas. Mas, importante notar que os preços médios dos imóveis comercializados tiveram outra redução. Isso é bom para omercado imobiliário, no médio prazo.
Na Europa, os mercados também tiveram uma semana positiva. Internamente, em função da solução dado ao episódio grego. Logo se perceberá que o plano de resgate negociado dias atrás não será uma solução definitiva, mas o euro e a própria União Europeia se reafirmaram. Pelo menos, por mais algum tempo.
Por outro lado, o desempenho da economia norte-americana adicionou uma pitada de otimismo nos principais mercados da Europa, embora o Reino Unido e Alemanha tenham apontado quedas em seus PIB’s.
Na Ásia, que abre seus mercados mais cedo, houve alta generalizada. Por quê? Porque já esperavam pela melhora do humor econômico nos Estados Unidos e na Europa.
Em outras palavras, na sabedoria popular um mercado melhora porque imagina que o outro melhorou.
Por quanto tempo os mercados permanecerão assim. Até o momento em que um fato velho for percebido como uma eventual ameaça às cotações de algum ativo. Mesmo que a ameaça não se concretize, essas perspectivas derrubarão os preços desses ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário