Banner

Translate

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ebooks

O fim dos livros está próximo!
Postado por Das Übergeek - ubergeek@geek.com.br em 07/07/2009 21:28
Blog: ÜberGeek
O vinil morreu. O CD morreu. O VHS e o DVD morreram, levando junto as locadoras de vídeo. O jornal morreu, só esqueceram de enterrar. Por que tanta gente custa a acreditar que os livros vão morrer também, soterrados pela revolução digital?
Motivo maior: porque ninguém consegue ler em um monitor. Ler em uma tela de LCD cansa e pode ser prejudicial à saúde. Tem o fator “não dá pra levar pro banheiro” também, mas com os atuais netbooks isso é coisa do passado.Dá para ler perfeitamente embaixo do sol.
O Kindle acaba com esse problema. Sua tela de ePaper é reflexiva como papel e tão confortável de ler quanto. Seu tamanho, peso e aspecto geral é bem próximo de um livro e suas formas e interface foram boladas para não intimidar o usuário e não atrapalhar sua função principal: permitir que o leitor mergulhe no livro, sem se preocupar se está lendo em papel analógico ou digital. Dá para ler na cama, na rede, no ônibus, na praia, com botões de avanço de página em ambos os lados discretos e eficientes.
Podemos dizer que ele chega bem perto de replicar a experiência do livro em papel. A imersão só não é total devido a uma característica intrínseca do ePaper, que é formado por pigmentos que mudam de preto para branco (ou melhor, cinza claro) de acordo com o que manda seu processador. Quando você avança uma página, a tela pisca em negativo antes de mudar para a próxima, o que quebra a sensacão de estar lendo um livro de papel. Mas esse é um preço pequeno quando comparado com as vantagens.
Ao contrário de telas de LCD, o ePaper tem alto contraste embaixo da luz do sol. Ele poderia ser mais branco, mas mesmo com seu fundo cinzinha é possível ler perfeitamente em condições de pouca luz. Só não rola no escuro porque ele não tem backlight (livros de papel também não tem). Nada que uma lanterna corujinha não resolva.
Brasileiros ainda não podem ter acesso ao Kindle, mas você pode ver um exemplo de tela de ePaper no MotoFone F3, um dos celulares mais baratos que existem por aí. Projetado para ser o “celular do terceiro mundo”, ele usa a mesma tecnologia do Kindle por uma boa razão: ePaper só gasta energia quando a tela refresca. Enquanto você lê uma página, nada é consumido. A autonomia do Kindle (e do F3) é de vários dias de uso, não de horas como qualquer aparelho eletrônico.
Além do conforto e da sensação de ser “quase um livro”, o Kindle traz todas as vantagens de um produto tecnológico bem feito. Coloque o cursor em qualquer palavra e imediatamente seu significado aparece no pé da tela. Digite uma palavra e dê Enter para encontrar um trecho do livro que você está lendo! Faça anotações nas páginas e copie trechos de livros que tudo fica armazenado em um arquivo txt que pode ser copiado para o seu computador. Quantas vezes você não desejou ter essas funções enquanto lia um livro “de verdade”?
Íntegra da matéria pode ser encontrada no endereço abaixo
http://www.geek.com.br/posts/10404-o-fim-dos-livros-esta-proximo
Há quem discorde. Veja próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário