Banner

Translate

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Formas de financiamento às vendas

Vendor ganha destaque entre
linhas de crédito
DCI - 06.01.10 - jornalista José Guerra
SÃO PAULO - Grande impulsionador da linha de vendor para pessoa jurídica em 2009, os benefícios fiscais, aliado ao baixo risco para a instituição financeira cedente, devem continuar ajudando a modalidade a crescer em 2010. Além disso, a linha, que ganhou espaço em 2009 graças à falta de disponibilidade de outras opções de longo prazo, promete ainda roubar espaço das outras opções de financiamento neste ano.
O diretor executivo do Fractal Instituto de Pesquisa, Celso Grisi, explica que o interesse sobre a modalidade é diretamente proporcional à cunha fiscal de um país. "O vendor é uma forma de financiar vendas. A fornecedora fatura para o cliente à vista, mas é o banco quem paga e não o cliente. O contrato é entre o banco e meu cliente", diz. Dessa forma, o único imposto pago é o sobre operações financeiras (IOF), livrando a tomadora do crédito de obrigações como imposto sobre circulação de mercadorias serviços (ICMS) e sobre produtos industrializados (IPI). "Além disso, o cliente se torna avalista da operação, o que leva o risco próximo a zero para o banco", afirma.
Por essas razões, ele acredita que essa linha deve continuar ocupando espaço sobre outras modalidades em 2010. "Pelo baixo risco, as taxas também são menores. O vendor irá se manter no nicho de financiamento a vendas e será uma fonte de capital de giro predominante no varejo por ser um facilitador enorme, capaz de ampliar vendas e maximizar ganhos fiscais", aposta.
Segundo dados do Banco Central, atualizados até novembro de 2009, naquele mês a linha teve um crescimento de 7,1%% sobre o mês anterior, a um saldo total de R$ 9,201 bilhões. No ano passado, em 11 meses, no entanto, a queda foi de 9,4%, ante um saldo de R$ 10,150 bilhões. "O estoque total no ano caiu devido à redução na atividade econômica. Com a escassez de crédito devido à crise, apesar da baixa, houve ganho sobre as outras linhas", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário