Banner

Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Venezuela de triste fim

Medidas dessa natureza sinalizam
para o início do fim
Decisão presidencial estabelece reforma cambial na Venezuela. O bolívar forte agora tem duas taxas de câmcbio: uma para setores considerados prioritários, como alimentação, habitação, saúde e educação, outra, para setores não essenciais ou não prioritários.
O bolívar forte estava em 2,15 por dólar no câmbio oficial desde 2005. Para transações que envolvam o setor prioritário, a cotação passou para 2,60 por dólar. Para itens não essenciais, automóveis, tabaco, bebidas, telecomunicações, produtos químicos, petroquímicos e eletrônicos, o bolívar será cotado por uma taxa chamada de petroleira, cuja quotação é de 4,30 por dólar. Nesse caso a desvalorização foi de 100%.
O câmbio na Venezuela é controlado pelo governo. O país adotou o sistema de câmbio fixo em 2003. Em janeiro de 2008, foram cortados três zeros da antiga moeda, o bolívar. Esta é a quarta desvalorização em sete anos.
O anúncio já provocou remarcação de preços e corridas às lojas, supermercados e drogaria. O governo garante que vai fiscalizar os preços e convocou o exército para isso. As consqueências são óbvias: desbastecimento inflação, empobrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário