Banner

Translate

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bancos brasileiros multinacionais, nos próximos anos.

O tabuleiro aumentou. Vamos jogar
no campo dos adversários
O esgotamento do potencial de mercado nacional e a evolução do processo de integração da América Latina são as duas forças que impulsionam os bancos brasileiros para o exterior.
Internamente, o crescimento do mercado bancário estará dependente da velocidade de crescimento da economia nacional e da permanência da política distributivista do governo federal. Na medida em que a política de renda e os programas sociais e assistenciais permaneçam, estarão garantidas as condições de expansão das atividades financeiras, por meio da bancarização de um grande número de novos usuários. Apoiado em políticas públicas e em evoluções tecnológicas recentes, o mercado bancário dará acesso aos produtos e operações bancários para uma ampla camada da população, reduzindo seus riscos e viabilizando a inclusão de milhões de novos consumidores. Para isso, a indústria bancária está preparada e já razoavelmente dimensionada para atender às novas solicitações. Portanto, crescer para além desses horizontes, impõe um olhar mais atento para América Latina.
Do ponto de vista dos  bancos públicos, Caixa e Banco do Brasil, a idéia é a de garantir ao governo brasileiro a liderança na integração financeira. A alta especialização requerida por essas operações é uma oportunidade para os bancos brasileiros e uma barreira para seus competidores latinos. Essas razões, curiosamente, são as mesmas que motivam as estatais brasileiras a buscarem mercado em países da região, tudo sob o pretexto de suas internacionalizações. Tal movimento poderá desembocar, em futuro próximo, na criação de uma moeda única, em processo semelhante ao que assistimos na zona do euro. Certamente, o governo Lula e suas aspirações pan-americanista não retardariam decisões nessa direção.
No que respeita aos bancos privados, o processo é mais complexo e mais competitivo. Instrumentos financeiros mais estruturados e produtos próprios de investimentos dariam maior robustez  ao processo de expansão no cenário internacional. É nesse mercado que os bancos nacionais podem buscar escala econômica, apoiados em tecnologia e experiência de gestão acumuladas no país. A administração bancária brasileira conseguiu amealhar uma experiência inigualável em criar e operar bancos em conjunturas extremamente voláteis e de alto risco. Dentro da América Latina, os principais mercados seriam: México, América Central, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Venezuela. Essa última, na hipótese de que o regime político mostre-se suficientemente maduro e não hostil aos capitais multinacionais. O México seria uma porta de entrada  para o mercado dos Estados Unidos. Flórida, Texas e toda a Califórnia, com sua predominância latina, constituem-se em mercados regionais atraentes.
Em Nova York, já existem instalações físicas dando cobertura às operações de empresas nacionais. O mesmo acontece na Europa. Em relação a esses países de economias maduras e desenvolvidas, as coisas devem ocorrer nos próximos dois ou três anos, aproveitando os baixos preços dos ativos bancários e do endividamento excessivo das instituitições financeiras locais junto a seus governos nacionais. A aceitação de bancos brasileiros será, por isso, facilitada nessas comunidades. Com os aportes a serem feitos, os bancos brasileiros reduziriam a dívida dos bancos adquiridos junto a seus governos, injetariam capital nas instituições privadas e permitiriam um aumento da concorrência e da produtividade desse setor no primeiro mundo.
Estou empolgado com essas oportunidades para nosso sistema financeiro. Banco do Brasil e Caixa já anunciaram suas intenções. Itaú -Unibanco também declarou parte de seus planos. Bradesco não tardará a por seus talentos em campo. Podemos aguardar por fusões e aquisições, mas, dessa vez, para além da fronteiras nacionais. No campo dos adversários. Já era tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário