Banner

Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Processos Judiciais na área econômica

Nokia processa Apple,
por quebra de patentes

A ação, por quebra de patentes, foi distribuída pela Nokia na Corte do Distrito de Delaware. Nessa mesma Corte,a Nokia já reivindica direitos sobre sete patentes de telefonia celular. As ações dizem respeito a tecnologias de câmera digital, antena e gerenciamento de gasto de energia e tela sensível ao toque (o touch screen).
São as mesmas patentes em relação às quais a Nokia solicitou abertura de processo contra a Apple à Comissão de Comércio Internacional, agência federal responsável por investigar questões de comércio nos EUA, na semana passada. Com isso, agora, são três processos, em menos de três meses.O primeiro processo da Nokia, também na Corte de Delaware, a Nokia acusava a Apple de infringir patentes relacionadas aos padrões GSM, UMTS e WLAN.
O interessante dessa história é ver japoneses assumirem posições contrárias a quebra de patentes. Na história recente, eles foram  rotulados como grandes copiadores de produtos. A china também tem se destacado nessas práticas. Vejam como as coisas se invertem e como o investimento em desenvolvimento de produtos obriga a proteção. Tecnologia é esporte caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário