Banner

Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cachorro picado de cobra tem medo de linguiça

Instalação de câmaras  para segurança em centros urbanos
O governo chinês vai instalar um sistema de câmeras para segurança na cidade de Chongquing. Trata-se da maior e mais populosa província do país, com graves problemas de segurança pública.
A área planejada de cobertura de todo o sistema é de 640 km2. O sistema prevê a instalação de 500 mil câmeras, por meio de um consórcio de empresas que será liderado pela Cisco System, fabricante de equipamentos de rede.

A notícia suscitou receios. Enquanto o governo chinês entende que a necessidade da prevenção a crimes é prioridade, de outro lado a comunidade internacional, sobretudo as ligadas à defensa de direitos humanos, entende que o projeto abre espaço para o aumento dos mecanismos de controle sobre a vida política do país.
Claro que “cachorro picado de cobra tem medo de linguiça”, mas, por outro lado, a China tem tratado seus dissidentes políticos como criminosos comuns.
Sistemas de segurança são sempre bem-vindos.
O que assusta é o uso que pode ser feito deles. O uso político seria realmente uma ofensa às práticas democráticas, mas falar disso em um país totalitário não faz sucesso. Aguardemos agora pela implantação do sistema na Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário