Banner

Translate

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Desafios da pesquisa

Novas fronteiras para as
metodologias de pesquisa
Três grandes empresas de pesquisa de marketing empenham-se em desenvolver metodologias capazes de aferir o mercado de publicidade nos sites de grande nível de acessos, tais como: iG, Globo.com, MSN, Terra, UOL e Yahoo!
Não é tarefa fácil dada a especificidade do setor. AS veiculações são fruto da aleatoriedade. Imagine duas pessoas acessando o mesmo portal no mesmo momento. No computador de uma das pessoas, as publicidades que aparecem no vídeo podem ser completamente diferentes daquelas que aparecem no vídeo da outra.
Além disso, seria necessário acompanhar anunciantes, horários dos acessos, número de impressões, preços e perfil das pessoas que acessaram os portais. Se do ponto de vista tecnológico isso tudo já não é banal, do ponto de vista público a aferição poderia estar invadindo a privacidade do internauta. Rastrear os movimentos de alguém é sempre uma atividade duvidosa do ponto de vista moral, que no mundo real, quer no mundo virtual. Para ser legítimo tudo deveria ser consentido.
O "cara" aí em baixo que o diga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário