Banner

Translate

quarta-feira, 13 de julho de 2011

LDO e o Congresso Nacional

Algumas das mudanças na LDO expressam a transformação do Legislativo
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano, aprovado hoje pelo Congresso, representa um avanço importante para a política fiscal do país.
Estabeleceu a meta para o superávit primário em R$ 139,822 bilhões para União, estados e municípios. Desse total, R$ 96,973 bilhões diz respeito ao governo federal. Até aqui, já se sabia e se esperava pela aprovação. Entretanto, a criação de uma meta para o déficit nominal, limitando-o a 0,87% do PIB, impõe a necessidade de aperfeiçoamento dos gastos públicos e estimula a produtividade nesse setor da economia.
Melhor ainda foi a limitação para o crescimento das despesas correntes que para 2012 não poderá superar o crescimento dos investimentos.
Também louvável a aprovação pelo Congresso Nacional para as emissões de títulos da dívida do Tesouro Nacional que terão que ser previstas na lei orçamentária e nos créditos adicionais.
Com essas medidas, ganhamos maior eficiência e maior transparência na administração pública. Resta saber se a Presidência da República usará seu poder de veto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário