Banner

Translate

sábado, 23 de julho de 2011

O que esperar a partir de 2a feira

Ansiedade e volatidade para
próxima semana
Dessa vez, as expectativas não foram frustradas. A taxa de juros básica subiu 25 pontos base. Nesse momento, entra em cena a discussão sobre o eventual fim do ciclo de aperto monetário, ora em curso.
Isso ficará na dependência do comportamento dos preços. O próximo indicador a permitir decisões sobre o tema é o IGP-M de julho.  Em junho ele caiu 0,18%. Resta esperar o que vai ocorrer nesse mês.
O crédito continua em sua rota expansionista. São as pessoas físicas que, alheias às altas dos juros, consomem com o mesmo furor e com a plena convicção da continuidade dos ganhos reais de renda. Medidas macroprudenciais e aperto monetário já têm suas eficácias entendidas como marginais. A inadimplência tem tudo para prosperar.
Do ponto de vista de nossas contas externas, a próxima semana pode trazer notícias desagradáveis. O balanço de pagamentos de junho deverá apontar déficit nas transações correntes e um ingresso líquido de investimentos estrangeiros em menor patamar.
Por outro lado, o superávit primário para junho deve vir em crescimento, graças a arrecadação recorde de impostos pelo governo federal.
No mercado mundial, a notícia do acordo sobre a dívida grega reduziu a aversão a riscos, promovendo efeitos positivos sobre as bolsas e a valorização do euro. Nos Estados Unidos, espera-se pelo final das discussões sobre o teto da dívida, pela divulgação do PIB do segundo trimestre e pela divulgação do Livro Bege.

Nenhum comentário:

Postar um comentário