Banner

Translate

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como barata tonta

São tantos os fatos que o melhor
é ficar na trincheira
Os fatos se multiplicaram muito rapidamente. Agravaram a situação mundial. As interpretações são poucas e vagas.
À beira do pânico os agentes econômicos ainda buscam a explicação. Afinal, dessa vez, parece sem salvação. O império ruiu mesmo.
Foram longos anos de crença no capitalismo norte-americano. Olhos vendados, alheios àquilo que esse país produziu de desigualdades no mundo. Guerras, invasões e dominação econômica criaram expressões como imperialismo econômico, o colonialismo político e tantas outras que descreviam o repúdio à insensibilidade e à solidariedade aos povos e homens do mundo. Um capitalismo selvagem, competitivo, egoísta dominou  suas decisões e formou o caráter e a personalidade da conduta norte-americana.

Gerações estudaram nos Estados Unidos e pagaram preços altos para isso. Muitos trabalharam por lá, sempre descontentes com seus ganhos. Muitos voltaram, mas muitos continuam por lá. O fato é que essas gerações tomaram esse país e seus valores como paradigma do sucesso. Ao vê-los ruir, ficaram atônitas. O medo produz um bloqueio mental que impede o entendimento e paralisa as decisões. Eis o quadro atual dos mercados e dos agentes econômicos.
Mesmo que o acordo seja alcançado, e o endividamento seja total ou parcialmente autorizado, o país não será confiável mais. Suas instituições estão frágeis.As forças políticas, confundidas com as econômicas, degladiam-se em tornos dos mesmos valores com que trataram o que não era norte-americano. Esses valores foram incorporados a cada um.
Diferentemente da Europa, onde o caminho passou pelo reconhecimento dos mais ricos em ceder, nos Estados Unidos serão os mais fracos que deverão suportar os desmandos dos ricos, sob a forma de cortes das verbas dos programas sociais. Aumento de impostos para os detentores do capital são rejeitados por republicanos. Os mesmos que patrocinaram a crise financeira mundial.
Aplicar ali é, agora, temerário. E será também no futuro. As garras da águia e do urso foram mostradas ao mundo. As baratas, tontas, entrincheiram-se sob as geladeiras velhas das cozinhas sujas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário