Banner

Translate

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O difícil exercício de prever

O que esperar para 2012
O cenário mundial para 2012 é de baixo crescimento. Entre os desenvolvidos, a estagnação virou consenso. Nos emergentes, o quadro geral é de desaceleração. A demanda viverá momentos de contração e os preços, regulador infalível de mercado, levará a oferta a se ajustar. O mundo deve se preparar para uma desinflação. Mesmo as commodities agrícolas, tradicionalmente menos elásticas, terão reduções de seus preços no quadro internacional.
No Brasil, a inflação deve ficar na casa dos 5.0%, pouco acima, pouco abaixo. A demanda interna deve ser sustentada por aumentos da renda real e pela política creditícia, expansionista e já imprudente. Serviços, alimentos, bens de consumos em geral deverão “puxar” o trem da alegria dos preços nacionais.

Juros fornecerão apoio à tentativa de recuperação do ritmo econômico. A desaceleração fornece espaço para sucessivas reduções da Selic até o patamar de 9,5% ao ano, pouco mais, nada menos. A dívida pública agradece penhoradamente a redução da Selic. O superávit primário, como consequência, será ampliado.
O câmbio deve ter oscilações bruscas, face às manipulações dos governos e dos mercados. Mas o quadro atual sugere sua valorização frente às demais moedas fortes. O real, moeda estável e líquida, manterá sua apreciação em torno dos R$ 1,90 a R$ 2,00 por dólar.
Com tudo isso, o balanço de pagamentos nacional apresentará uma redução significativa, contribuindo para a expansão do déficit em transações correntes.
A maior preocupação, entretanto, estará no nível de investimentos públicos. Ele deveria alcançar os 21% do PIB, garantindo um crescimento mínimo ao país, por meio da geração de empregos novos. Ademais, níveis altos de investimentos públicos sinalizariam para o mercado internacional a opção econômica desenvolvimentista do governo federal, atraindo investimentos externos diretos e impulsionado a atividade econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário