Banner

Translate

sábado, 3 de dezembro de 2011

Na mosca

Podemos avançar ainda mais
Há dois fatos essa semana que não podem passar despercebidos. Ambos referem-se ao Imposto sobre Operações Financeiras, conhecido por IOF.
A partir do dia 1º de dezembro, ficaram isentas as aplicações para aquisições de ações, em bolsas de valores no Brasil, feitas por estrangeiros.
Esses investidores estavam sujeitos à taxação de 2%. Consideradas as atuais remunerações obtidas no mercado internacional, foi realmente muito positiva a decisão governamental.
Também a partir do dia 1º, o governo procedeu à desoneração, para o investimento estrangeiro, em investimentos feitos para a aquisição de debêntures na infraestrutura.
Para quem não sabe, debêntures são títulos de dívida emitidos pelas empresas. Sobre essas operações incidia uma alíquota de 6% de IOF, o que tornava a captação pela empresa muito cara e desestimulava o investidor.
Essas duas medidas permitem a captação de recursos de longo prazo, a custos bem inferiores àqueles encontrados dentro do sistema bancário. Por outro lado, ambas as decisões chegam em momento importante para revigorar o sofrido mercado de capitais brasileiro e recuperar o importante papel de nossa bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário