Banner

Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sem riscos de inflação?

Copom coloca a Selic em 11,0% ao ano
O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a Selic em 50 pontos-base. Estamos agora em 11% ao ano. É o terceiro corte na taxa básica de juro, no governo Dilma Rousseff, de agosto para cá.
Esses cortes “puxam” a política contra cíclica do governo central e dão substância à estratégia econômica de combate aos efeitos negativos que a crise mundial tem produzido sobre o país. O governo já previa os impactos negativos que a redução do crescimento faria sobre o mercado de trabalho, sobre as vendas no comércio e sobre a produção industrial. Esses efeitos acentuaram-se mais fortemente no último mês e abriram um claro espaço para a redução da taxa que, na opinião de muitos, poderia até ser maior.Pessoalmente, penso que a redução de 0,5%  já satisfaz o dilema crescimento versus inflação, por ora. O próximo passo para ativação do consumo será a redução do IOF de  3,0% para 1,5%.
Mas isso é munição para ser utilizada no primeiro trimestre de 2012 que, no consenso dos analistas, será um período difícil para a economia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário