Banner

Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

E no Brasil

Nem tudo é festa
O IPCA-15 em 2011será anunciado hoje. O resultado de dezembro deve vir em alta moderada em relação ao mês de dezembro e pode romper o teto superior da meta desse ano. Serviços e alimentos serão apontados como os vilões dessa história. De fato, o governo não precisava colher esse resultado. Bastava um esforço pouco maior nos dois últimos meses.
Quanto ao emprego, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged - do Ministério do Trabalho, em novembro alcançaram-se 42,7 mil vagas formais criadas, de forma líquida, no mês de novembro. Na comparação com os meses de novembro dos dois últimos anos, o número de vagas criadas é menor em 2011. Nesse mês, em 2009, foram criadas 246 mil postos de trabalho, e em 2010, 138 mil. Esse arrefecimento no mercado do trabalho inclui-se no quadro mais geral da desaceleração econômica que ora atravessamos.
O Banco Central deve publicar ainda hoje, pela manhã, dados sobre a atividade de crédito, em novembro. Muito provavelmente deve ter havido uma alta em torno de 1%, segundo as estimativas mais recentes. Também é provável que tenha havido uma redução do número de famílias endividadas e um aumento nas taxas de juros e na inadimplência. Vamos conferir.
Nem tudo é festa, por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário