Banner

Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O dia promete

Notícias de ontem serão melhor interpretadas. As de hoje trarão novas incertezas.
Ontem, ficamos sabendo que o PIB nacional acumulou 3,7% de crescimento no ano e, 3,2%, nos últimos 12 meses.
Soubemos também que o consumo das famílias caiu -0,1% e o consumo do governo, -0,7%. Isso promoveu a redução das importações em -0,4%. O crescimento da agropecuária foi forte e impulsionou o crescimento das exportações em 1,8%. Surpreendente mesmo foi a queda dos serviços em -0,3%%.
No cenário externo a S&P, com sua característica falta de oportunidade, foi a vedete. Seus alertas sobre o possível rebaixamento de notas, fizeram o dólar reagir no Brasil. Vínhamos de sete 7 sessões consecutivas de queda, que produziram uma redução de 5,29% na moeda norte-americana em relação ao real. Com os inoportunos alertas da agência de classificação de risco, o dólar subiu hoje 0,39% e fechou cotado R$1,7950.
Para complicar mais um pouco, a confiança no setor de serviços voltou a cair 0,6% em novembro.
Hoje o mercado deve absorver essas informações e completar sua lição de casa, promovendo seus ajustes.
Mas, o dia promete mais hoje. Indicadores de todos os lados e para todos os gostos serão publicado por aqui: IGP-DI, IPP, IC-Br e outros referentes ao desempenho industrial e cambial do país.
Agravando ou compensando expectativas, chegarão dos Estados Unidos notícias sobre as variações dos estoques de petróleo e do crédito ao consumo.
Vamos aguardar também a evolução do imbróglio europeu. O dia promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário