Banner

Translate

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A semana conômica começa hoje

Semana pode trazer boas surpresas
e alguns fatos ruins
O que esperar dessa próxima semana?
O Copom publica a Ata de sua última reunião, explicando a decisão que reduziu a Selic para 11% ao ano. A Ata deve trazer “pistas” sobre os próximos passos a serem dados na política monetária. O fato do Ministério da Fazenda ter decidido por um conjunto de medidas de incentivos à produção nacional, após a última reunião do Copom, aponta para a necessidade de uma reavaliação dos números de nossa economia. Foram desonerações e medidas de crédito que guardam grande sinergia com a política de juros no combate à redução abrupta do  crescimento brasileiro.
O PIB do terceiro trimestre de vê dar o tom dessa revisão. Será certamente um PIB fraquíssimo, mostrando uma surpreendente desaceleração da atividade da atividade econômica e que solicitava das autoridades medidas as medidas de incentivo tomadas recentemente.
Sai também nessa semana o IPCA de novembro. Deve revelar as pressões econômicas dessa época do ano, sobretudo, as referentes à alimentação, ao vestuário e às despesas pessoais.
Na China, são esperados dados sobre a inflação e sobre a atividade econômica. Ambas devem refletir um quadro de desaceleração e desinflação, promovendo maior aversão a riscos para aos emergentes.
Esse pessimismo poderá ser combatido pelo anúncio do ISM norte-americano que deve vir com resultados bastante favoráveis.
Na Europa, o Banco da Inglaterra deverá manter sua política monetária com objetivo voltado à recuperação do ritmo de atividade de sua economia. Quanto à Zona do Euro, espera-se pela evolução do quadro político, favorecendo as decisões para a solução das dívidas dos países que compõem o bloco. Espera-se também por uma redução das taxas de juros, em apoio ao esforço de impulsionar a demanda, os investimentos e o mercado de trabalho.
Tudo  a conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário