Banner

Translate

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Guerra fria pode esquentar

Petróleo em alta no final do ano
Otimismo com a economia norte-americana e problemas políticos com Irã explicam a alta.
O barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou ontem a US$ 107,90, em alta de 0,53% face ao fechamento de ontem. O contrato com vencimento em fevereiro, negociado em Nova York, fechou a US$ 99,65 por barril, com alta de 0,29% em relação ao dia anterior.
Nem o aumento dos estoques nos Estados Unidos foi motivo para conter a alta da commodity. Um certo otimismo tomou conta dos especuladores, com as notícias sobre desempenhos dos setores industrial e imobiliário do país. A isso se somaram as tensões entre o Ocidente e o Irã.
O Irã denunciou a invasão de porta-aviões dos Estados Unidos em zona de manobras navais iranianas, perto do Estreito de Ormuz.
O fato é que a situação agravou-se muito ontem com a Teerã ameaçando bloquear o embarque de navios com petróleo bruto que utilizam o Estreito. A União Europeia havia reforçado as sanções contra o Irã e os Estados Unidos aumentaram as sanções unilaterais ao país. Veio a resposta. Parece que voltamos ao estilo “guerrra fria”. Mas, cuidado que pode esquentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário