Banner

Translate

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Enfim uma notícia boa

Europa cresce, ainda que modestamente
A economia da zona do euro apresentou crescimento pequeno no primeiro trimestre deste ano. Em relação ao mesmo período do ano anterior foram apenas 0,6%.
De forma anualizada, foi a primeira expansão nos últimos seis trimestres. Bom, sem dúvida, mas insuficiente.
Isso não significa que estaremos diante de uma nova fase, mas descaracteriza a recessão. A Europa atravessa um momento muito difícil, com situações fiscais, nas suas principais economias bastante comprometidas. As dívidas são grandes e os déficits públicos, igualmente, precisam de fortes correções, pressupondo invariavelmente o longo prazo. Todas as projeções sobre o crescimento europeu implicam pelo menos dois anos.
Importa, entretanto, que seja consistente, como a retomada americana, e que encontre no mundo espaço para vender sua produção.
Com o euro enfraquecido, a Europa poderá encontrar formas de escoar sua produção para os emergentes e, em alguma medida, para os Estados Unidos.
Seu mercado interno está comprometido. A renda de seus consumidores deve sofrer reduções e o papel de seus Estados deve modificar-se muito nesses próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário