Banner

Translate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Agricultura e salários (II)

Regiões administrativas mais rica pagam mais
Quanto ao capataz, empregado que tem sob sua responsabilidade os demais trabalhadores da unidade produtiva rural, controlando as jornadas e a qualidade do trabalho, as maiores taxas de crescimento salarial foram observadas nas RAs Central (5,42% a.a.), Araçatuba (4,24% a.a.), Presidente Prudente (3,83% a.a.) e Franca (3,73% a.a.). Taxa negativa ocorreu em Registro (-1,52% a.a.).
Na categoria de administrador, que é o responsável pela execução de serviços gerais e gerenciamento da propriedade como um todo, houve maior crescimento de salários nas RA da Baixada Santista (10,06% a.a.), sendo que nas demais o aumento foi menor que 4%, ou seja, com variação de 3,96% a.a. em São José do Rio Preto a 0,75% a.a. em Barretos.
A observação gráfica das médias salariais (abril e novembro) das diferentes categorias de trabalho em 2009 evidenciou situações distintas nas Regiões Administrativas. No caso do administrador, os maiores salários foram pagos em Campinas, Baixada Santista, Ribeirão Preto e Franca. Do lado oposto ficaram São Paulo, Registro e Presidente Pudente. Para capataz, salários superiores foram pagos nas RAs de Araçatuba, Barretos, Franca, São José do Rio Preto e Campinas, enquanto que os menores foram observados em São Paulo, Bauru e Registro (Figuras 1 e 2).
Figura 1 - Salários Pagos ao Administrador, por Região Administrativa, Estado de São Paulo, 2009

Fonte: INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA. Banco de dados.
Figura 2 - Salários Pagos ao Capataz, por Região Administrativa, Estado de São Paulo, 2009.



Fonte: INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA. Banco de dados. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário