Banner

Translate

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Agricultura e salários (V)

Considerações finais
Ainda segundo o estudo acima mencionado, a RA de Campinas apresentou a maior proporção de trabalhadores na agropecuária em 2006, com 237,9 mil pessoas ocupadas, valor que correspondeu a 21,86% do total estadual. Em seguida vieram São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Sorocaba, com totais de pessoas ocupadas de 149,3 mil, 106,2 mil e 101,7 mil trabalhadores, respectivamente. Foram contabilizadas 90,6 mil pessoas em Marília (8,33%), 73,5 mil em Bauru (6,76%), 68,2 mil em Araçatuba (6,2%), 59,8 mil em Ribeirão Preto (5,49%) e 58,5 mil na RA Central (5,38%). As demais RAs, São José dos Campos (3,5%), Barretos (3,1%), Registro (3,0%), Franca (1,8%), São Paulo (1,1%) e Baixada Santista (0,7%) apresentaram participações inferiores a 5%.
As informações avaliadas revelaram evolução favorável dos salários rurais diante da queda na ocupação. Para as categorias com recebimento mensal, melhores salários foram pagos nas RAs de Franca, Araçatuba, Campinas, Barretos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que se destacam nas produções de cana, carne bovina, laranja para indústria e mesa, leite, soja, ovos, café e milho. No caso de diaristas e volantes, maiores diárias também foram pagas nas RAs acima mencionadas, devido aos cultivos que utilizam mão de obra na operação de colheita.
O fato de RAs como Baixada Santista e Central apresentarem taxas maiores de crescimento nos salários de algumas categorias pode ser reflexo da concorrência dos salários pagos a serviços de outros setores da economia, devido à proximidade com a metrópole e outras grandes cidades.
Ao se considerar o Estado de São Paulo, diaristas e volantes apresentaram taxas superiores de crescimento das diárias em relação às categorias com recebimento mensal.
Recebemos a conclusão de um grande e importante estudo sobre a renda do trabalhador rural do estado de São Paulo. Foi empolgante ver o crescimento das remuneração desse trabalho. Não se discutiu, entretanto, as condições em que ele é realizado. Isso é um outra história reservada para outras postagens futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário