Banner

Translate

sábado, 24 de julho de 2010

Afastando inquietações e temores

Mais um índice mostra que o BACEN não errou.
O IPC-S, caiu 0,14%, na 3ª semana de julho. Que tal considerarmos a inflação aquietada?
Com certo sossego na Europa e com o equilíbrio da economia norte-americana, começo a me perguntar se já não poderíamos, para a próxima reunião do Conselho de Política monetária, pensarmos em reduzir a taxa d e juros. Seria uma sugestão precoce?
Bem, na semana que entra serão divulgadas as notas de Conta Corrente e Investimento Estrangeiro Direto, ambos referentes ao mês de junho. Talvez esses dados possam nos estimular. Teremos ainda, a divulgação de nota sobre Política Monetária e Operação de Crédito, também de junho, e o Resultado Primário do Governo Central do mesmo mês. Analisando esses dados de forma integrada aos anteriores, poderíamos concluir ainda com mais precisão. Vamos ver se nos livramos do dilema ortodoxia versus heterodoxia e entendemos não ser possível viver com juros tão alto e com dólar tão baixo.
Teremos também a pesquisa de Emprego e Desemprego do SEADE, a nota sobre Política Fiscal, os Indicadores Industriais, referentes a junho e, por fim, a esperada Ata da última reunião do COPOM.
Nos Estados Unidos, teremos uma enxurrada de índices e outros indicadores. Isso nos permitirá avançar ou não com nossas hipóteses sobre a recuperação dessa economia: índice de atividade regional do Fed de Chicago de junho, Fed de Dallas e Fed de Richmond, ambos de julho, o Índice de Preços de Casas (maio) medido pelo S&P/CaseShiller, o índice de Confiança do Consumidor do mês de julho, as Encomendas de Bens Duráveis de junho, o Livro Bege com as percepções do Fed sobre a economia norte-americana (esse está sendo muito esperado, dada a pertinência rotineira de suas afirmações), os Pedidos semanais de Auxílio Desemprego, o PIB do segundo trimestre, Consumo Pessoal, PCE Core e Índice de Custo de Emprego, além do índice de Gerentes de Compras de Chicago e a Confiança do Consumidor de julho da Universidade de Michigan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário