Banner

Translate

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Risco-país em queda

Bom para começar a semana
O Risco-país está agora em 210 pontos. Isso significa que caiu 3,67% em um único dia.E é sempre assim. A situação no primeiro mundo melhora e a percepção de risco em relação aos emergentes mellhora também. Não se iludam, ainda somos uma variável dependente nessa função.
Isso não deve provocar estranheza. Afinal, o avaliador chama-se apenas JP Chase. O JP desenvolveu um indicador chamado EMBI+ (O Emerging Markets Bond Index) cujo objetivo seria o de aferir a confiança dos investidores em relação aos países.  O índice seria uma média ponderada dos prêmios pagos pelos títulos desses países em relação a papéis de prazo equivalente do Tesouro dos Estados Unidos. A referência, portanto, são os títulos norte-americanos, uma vez que os Estados Unidos são tidos como o país mais solvente do mund; ou seja, seriam títulos de risco nulo. No fundo, significa dizer que para cada 100 pontos de risco Brasil, nossos títulos pagam uma 1% a mais sobre os papéis dos EUA.
Faz sentido. Pessoalmente, o medo de comprar, por exemplo, uma ação de uma companhia lá fora é bem maior que o temor de comprar aqui dentro. Isso porque nós pensamos conhecer melhor o ambiente que vivemos, o que nos dá uma maior sensação de segurança.
Seja como for, estamos relativamente bem nessa comparação de risco com outras nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário