Banner

Translate

domingo, 11 de julho de 2010

Bibliotecas digitais

As iniciativas de digitalização dos livros esbarram em problemas legais
As bibliotecas passaram a perder seus públicos. Algumas já não se conformam com a perda de seus públicos e começam a procurar leitores por meio da web. O The Wall Street Journal, de San Francico, publicou matéria no mês passado, mostrando que algumas bibliotecas do país, sob liderança do Internet Archive (organização sem fins lucrativos) estão se unindo para permitir que os empréstimos de livros possam ser feitos por meio de cópias digitalizadas de seus acervos impressos.
Basta para isso que as pessoas baixem gratuitamente as cópias de livros que desejem ler. O software utilizado impede que o internauta leia o livro após o prazo do empréstimo se expirar.
Projetos desse tipo estão sendo retardados, nos Estados Unidos, em função da lei de direitos autorais que ainda não conseguiu regulamentar, com suficiente completude, esse fenômeno dos chamados livros digitais. O próprio Google encontra-se, em relação à digitalização de bibliotecas, imerso em infindáveis problemas judiciais com escritores e editores.
Até agora, todas as iniciativas têm se referido a obras cujos direitos autorais já estejam superados ou àquelas sob a proteção desses direitos, mas que estejam esgotadas e não possam ser obtidas comercialmente.
Proteger ou não proteger. Eis a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário