Banner

Translate

terça-feira, 13 de julho de 2010

Inadimplência cresce outra vez

FRACTAL fêz essa previsão em março
Segundo a Serasa a inadimplência do consumidor teve crescimento de 5,2% em junho na relação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a maio desse ano, a inadimplência cresceu 1,1%. Mesmo com a renda subindo e com os níveis de emprego batendo sucessivos recordes, a inadimplência sobe.
Havíamos previsto esse aumento no mês de março, antecipando, naquele mês, que o consumidor já estava com sua renda comprometida até o Natal de 2010 e que já era momento de contingenciar o crédito. Veio o Dia das Mães, em seguida o dia dos Namorados e, por final, a euforia da Copa do Mundo (ainda bem que o Brasil perdeu logo). Não deu outra, os atrasos aumentaram. Também dissemos que teríamos aumento da taxa Selic e que isso se refletiria sobre os pagamentos. As dificuldades de honrar seus compromissos implicarão primeiro, em atrasos do consumidor, depois em insolvências.
Como mostram as pesquisas da FRACTAL, os maiores atrasos vão sempre se dar em carnês de loja, onde se financiam os eletrodomésticos e os equipamentos eletrônicos, depois nos cartões de crédito, onde se financiam os vestuários, calçados, alimentos e despesas quase todos os itens de gastos domiciliares e, finalmente, com os bancos.
Insisto na afirmação que nosso crescimento está muito dependente de crédito e isso é preocupante, sobretudo se o nível de crescimento experimentar um novo período de ajustes. Seria prudente evitar um endividamento tão grande e lançarmos rapidamente instrumentos alternativos para formar a poupança individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário