Banner

Translate

domingo, 31 de outubro de 2010

Europa em festa?

Inflação da Zona Euro começa a crescer.
Mas ainda é cedo para afastar a os temores sobre a recessão econômica
O Eurostat divulgou sua estima de inflação para a Zona Euro, referente ao mês de outubro. Foi de 1,9%, afastando o pior de todos os temores europeus: a deflação. Não afasta definitivamente, mas dá uma boa trégua a essa ameaça que andava atormentando todas as lideranças do Além Mar.
Já em setembro a inflação havia atingido os 1,8%. A alta dos preços de 1,9%, comparada a outubro do ano passado, é uma das mais expressivas, desde novembro de 2008, superando as estimativas dos analistas da Bloomberg.
A agência européia de estatísticas divulgará 16 de novembro dados definitivos referentes à inflação nos países que adotam o euro como moeda.
Curioso nessa alta de preços é que a Europa vive um momento de profunda austeridade econômica. O euro se fortalece em relação ao dólar, a taxa de desemprego situa-se em 10,1%, no mês de setembro, e as políticas fiscais tornam-se mais severas, paulatinamente, entre os estados europeus. Realmente, as crises podem aparentemente inverter a lógica econômica. Mas, apenas aparentemente, porque dessa lógica e da elegância do pensamento econômico ninguém escapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário