Banner

Translate

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Programa de importação seletiva pode ajudar

Valor do Real é 8% superior à média
dos outros países do G-20
Veículo: Executivos Financeiros - Data: 21/10/2010 - Nicolle Azevedo
O valor do real, em relação às outras moedas do G-20, já é hoje 8% superior à média registrada em 1998, último ano de câmbio fixo. A conta foi feita com base nos dados do JP Morgan para o chamado câmbio real efetivo, que configura uma importante medida de competitividade de um país.
De acordo com Celso Grisi, presidente do Instituto de Pesquisas Fractal e professor da USP, é inegável que a desvalorização mundial do dólar, que ocorreu em função de uma economia americana fraca, influenciou esse quadro. “Entretanto, esse não é o motivo principal. A liquidez brutal do dólar no País, com certeza, ajudou muito mais nesse processo”, disse.

A respeito das medidas de aumento do IOF, anunciadas esta semana pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o professor acha que as conseqüências serão nítidas. “Com essas medidas, a entrada de capital especulativo no País tende a diminuir porque o risco começa a ficar muito alto”, explicou Grisi.
Segundo o professor, a apreciação cambial faz parte de um quadro “com o qual teremos que nos acostumar, porque a economia brasileira está muito atraente para o capital externo”. Para aliviar essa situação, Grisi acredita que “é essencial baixar a taxa Selic para diminuir a atratividade dos investimentos estrangeiros no País”.
O governo deveria incentivar o mercado a aumentar, seletivamente, as importações para, dessa forma, retirar o excesso de dólares do País. Mas, segundo Grisi, a principal iniciativa que poderia atenuar o cenário atual “seria a redução dos gastos públicos, que tanto inflacionam a economia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário