Banner

Translate

domingo, 31 de outubro de 2010

A Alemanha vence o desemprego

Desemprego na Alemanha no nível
mais baixo em 18 anos
Enquanto a maioria dos países europeus amarga o crescimento de seus níveis de desemprego, a Alemanha assiste a fenômeno inverso. Os desempregados na Alemanha são menos de três milhões pessoas. Foi o melhor desempenho dos últimos 18 anos e, certamente, deve estar associado à recuperação das exportações alemãs e ao crescimento de sua economia.
Durante a recessão, o Governo alemão criou um sistema de incentivos com o objetivo de evitar que as empresas dispensassem seus trabalhadores. A imprensa alemã tem interpretado esses incentivos como medidas prudentes e de natureza anticíclica, também.
Vale lembra que a crise inspirou reformas profundas na área do trabalho e acabou solicitando maior moderação dos gestores e sacrifícios adicionais aos cofres públicos. A Alemanha colhe agora os frutos de sua coragem e determinação nas reformas implementadas.
Talvez pudéssemos nos inspirar nesse exemplo para repesarmos a CLT e, de forma mais realista, produzir reformas que reconciliem o capital e o trabalho no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário