Banner

Translate

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Precisamos importar o ministro da economia do Reino Unido. Rápidíssimo.

Reino Unido propõe a extinção
de 490.000 funcionários.
O Ministro da Economia do Reino Unido propôs um corte nos gastos públicos de 80bilhôes de libras, o equivalente a 91 bilhões de euros para os próximos quatro anos. A idéia é a de sanear a economia da nação, levando-a a um patamar semelhante àquele anterior à crise mundial. O ministro George Osborne apresentou o programa de cortes à Câmara dos Comuns, acentuando que, se aprova, o plano implicaria a extinção de aproximadamente 490 mil postos de trabalho no setor público nos próximos quatro anos.
À semelhança do governo francês, o plano prevê ainda o aumento na idade de aposentadoria dos funcionários públicos. A idade limite subiria para 66 anos, em 2020, permitindo uma poupança adicional, até o final da próxima legislatura de 5 bilhões de libras, equivalentes a 5,7 bilhões de euros.
Fico pensando se já não é hora de encarar uma reforma fiscal no Brasil, com essa mesma determinação. Certamente a inflação deixaria de nos atormentar e as taxas cambiais brasileiras encontrariam novos patamares, provocando uma inserção dos produtos brasileiros na perspectiva de um comércio mais justo.

O ministro recordou aos membros da Câmara dos Comuns que o Reino Unido está pagando anualmente 43 bilhões de libras, ou seja, 49 bilhões de euro em juros da dívida interna. Olhando para nossa previdência pública e para os serviços de nossa dívida, sugiro a imediata importação do Sir Osborne para nosso próximo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário