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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Segmentar é forma de encontrar oportunidades


Retornando à segmentação dos mercados nacionais. Tudo mudou, sugiro que a segmentação mude também.
O esforço de segmentar não é o mesmo de explorar segmentos. São coisas diferentes, que servem a diferentes propósitos.
Nesses tempos de grande crescimento da economia nacional, aos poucos, somos estimulados a abandonar a importância que atribuíamos à segmentação de mercado. Não é que tenhamos deixado à margem nossas estratégias de exploração dos mercados eleitos. Ao contrário temos incentivado as diferenciações de produto, desenhado cada vez melhor e de forma mais seletiva nossas estratégias de distribuição. Temos praticado preços compatíveis com o poder de compra de cada segmento e dirigido nossas comunicações sempre de forma mais direta e eficaz. Tudo com o objetivo de aumentar nossa competitividade nos ambientes mercadológicos que freqüentamos e de garantir volumes compatíveis com as escalas de nossas operações.
De fato o que tem arrefecido são os esforços de identificar novos mercados pelo uso de bases mais complexas de segmentação. Tínhamos evoluído muito nesses últimos anos, mas parece que o esforço para não perder os “shares” conquistados para nossos produtos, em mercados de crescimento rápido, solicitou inteiramente nossa atenção na área de segmentação. Em um bom número de vezes ainda se assiste às práticas de segmentação demográfica e geográfica. Em outros casos, os gerentes de marketing têm usado - e com grande habilidade-, outras variáveis que seguramente apresentam maior poder de discriminar seus consumidores. Atitudes, comportamentos ou intensidade de uso, benefícios procurados, e mais raramente, estilo de vida entraram em moda entre nós.
Veja um exemplo:

Nesse sentido apenas é que sugiro que voltemos a intensificar nossos esforços. Níveis de envolvimento, motivos de compra, riscos percebidos e variáveis psicográficas são algumas das variáveis que deverão entrar nesse jogo de segmentação nos próximos anos, multiplicando as formas de ver, entender e lidar com os consumidores.
Sem dúvida, novos segmentos irão surgir diante de nossos olhos e, então, será necessário um esforço de avaliação, antes de eleger qualquer um deles para servir.
Na próxima postagem vamos discutir alguns critérios que poderiam
nos ajudar a escolher novos esses segmentos, tendo em vista a maximização do lucro de longo prazo de nossas empresas.

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