Banner

Translate

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A proximidade das eleições não impediu o mercado de subir

Ibovespa subiu 3%, na semana
anterior às eleições
O otimismo reinante levou o Ibovespa a crescer. No último dia da semana passada, a alta foi de 1,15%, alcançando os 70.229 pontos. Considerada a semana toda, a alta foi de 2,98%
O mercado internacional também esteve forte com as notícias de suas economias.
O PIB nos Estado Unidos cresceu 1,7% no segundo trimestre de 2010. O mercado esperava 1,6%. A confiança do consumidor, no mês de setembro, não correspondeu ao esperado. Ficou abaixo. Entretanto, alguns indicadores superaram as expectativas O índice de atividade industrial na região de Chicago, o número de pedidos de auxílio-desemprego, o núcleo do índice de preços, que mede o consumo pessoal e os gastos com construção civil, todos eles agradaram muito aos investidores. Nessa esteira, o Brasil sempre pega uma boa carona.
No continente europeu, o índice de confiança na economia subiu, em setembro. Para ajudar, o Banco Central Europeu divulgou sua disposição em apoiar com € 104 bilhões seu sistema bancário, por meio de novos empréstimos, com três meses prazo. Isso sempre empolga o mercado.
Não se deve esquecer, contudo, os muitos rebaixamentos de países europeus pelas agências de rating e os problema s não superados com os déficits públicos das economia periféricas: Espanha, Portugal, Irlanda e Grécia. França e Itália com suas políticas de ajuste das contas públicas ainda não convenceram os analistas. Por fim, vale lembrar que no Leste Europeu alguns países continuam em crescimento, enquanto outros ainda não se acertaram.
A China continua puxando o mundo. O Japão ainda não achou saída razoável para sua deflação. Portanto, há razões para novas “barrigadas” nos preços da renda variável e não há razões suficientes, no cenário externo, para essas “puxadas”. Só o mercado interno pode dar sustentação à recuperação dos preços das ações. Otimismo não falta. Veja a seguir:
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1617132-17665,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário