Banner

Translate

domingo, 24 de outubro de 2010

A farra nas contas públicas foi longe demais

Eurostat anunciou déficits e dívidas de países europeus
Na postagem anteiror apresentamos a posição da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sobre o problema cambial. Nessa, apresentamos algumas estatísticas publicadas pela agência Eurostat sobre dívidas e déficits dos principais países da Europa. Parece que a chanceler não está errada.
Em relação a 2009, apresentaram -se em baixa os déficits: da Alemanha, de 3,3% para 3,0%, da Espanha, de 11,2% para 11,1%, e do Reino Unido,de 11,5% para 11,4%.
Portugal havia reportado um déficit de 9,4% em relação ao PIB em 2009, mas a União Européia reconheceu apenas 9,3%.
Quanto a esses déficits orçamentários da Zona do Euro, a Eurostat não publicou os valores referentes a Grécia. Prometeu-os paa novembro. Portugal tem o quinto maior déficit e o quinto maior endividamento entre os membros da União Europeia.
Pior estão a Irlanda, cujo déficit foi revisto e continua em alta de 14,3% do PIB para 14,4%, Espanha e Letônia empatados  em 10,2%. A Hungria subiu para 4,4%, graças ao ano eleitoral que também está vivendo.
No que respeita ao endividamento, Portugal reportou 76,1% do PIB. Só a Itália, a Bélgica, a Hungria e a França superam essa marca.
O endividamento mais elevado é o da Itália, com 116% do PIB.
Realmente, Merkel tem razão. A farra fiscal foi longe demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário