Banner

Translate

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A China sobe os juros básicos de sua economia.

Juros , a panacéia para todos os males.
A China subiu hoje os juros básicos de sua economia. A inflação começava a fazer água no seu processo de crescimento. Demanda interna maior que a capacidade de produção pede um choque de oferta e a ampliação importações. O desrespeito a essa máxima leva ao aumento dos preços internos. A solução tradicional é velha conhecida nossa: subir os juros.
É medida eficiente, sem dúvida, mas pouco imaginativa. E se a China reduzisse suas exportações, deslocando a produção para atender o mercado interno. Um mero ajuste cambial poderia induzir a isso, além de reconciliá-la com o resto do mundo.
O dólar subiu, porque uma China, crescendo menos, importará menos. Haverá uma procura menor da moeda americana pela redução da compras chinesas. O mundo venderá menos para a China. A pergunta passa a ser: para quem, então, o mundo venderá? E se não vende, como comprará do gigante asiático?
Estão criadas as condições básicas para uma desaceleração mundial. Não é por outra razão que o petróleo, que ontem subia, despencou no dia de hoje. Também não é por outra razão que o dólar subiu. Mas não era dessa forma que o mundo queria que a moeda americana fosse valorizada.
Por outro lado, pobre Japão que vive com o fantasma da deflação! Sua economia é muito atrelada às obras de infra-estrutura chinesa.
Sinceramente, a mim pareceria melhor que a China apenas valorizasse sua moeda e não inventasse o que não precisa ser inventado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário