Banner

Translate

domingo, 31 de outubro de 2010

Novas perspectivas podem aparecer

Confiança dos europeus aumenta em outubro
A confiança dos consumidores e executivos europeus cresceu mais do que o estimado pelos analistas no mês de outubro, segundo dados da Comissão Européia. O índice de confiança de consumidores e empresários, nos 16 países da Zona Euro, cresceu para os 104,1 nesse mês, depois de, em setembro, ter alcançado 103,2.
O índice excedeu as expectativas dos analistas que estão atribuindo a alta à produção industrial na Europa em outubro. Há quem comece a aderir às previsões divulgadas pelo FMI no início do mês, dando conta de que a Zona Euro poderá crescer 1,7% em 2010, contra uma recessão de 4,1% em 2009, e isso graças ao bom desempenho da economia alemã.
Essa posição coincide exatamente com a que, pessoalmente, imagino para essa região. Gostaria de lembrar que o norte da Europa e uma boa parte de seu Leste têm contribuído muito também para essa recuperação. Enquanto a Europa Central e a Peninsular “fizeram água” o norte e o leste emergiram da crise muito rapidamente.
Definitivamente, há razões para o otimismo que começa a se desenhar por aquelas bandas. De lá possa vir um impulso decisivo para a economia mundial. Oremos, irmãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário