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sábado, 18 de dezembro de 2010

Publicidade móvel ganha share

Até 2015 a publicidade móvel se apossará de 3,4% da verba publicitária
A previsão é a Berg Insight e refere-se aos gastos mundiais em propaganda.
Especificamente em relação às estimativas de crescimento da propaganda móvel, o método ou modelo utilizado nessa previsão, até agora, não foi divulgado.
Mesmo assim a previsão da Berg dá conta de um aumento, em euros, de 1,7 bilhão em 2009, para 13,5 bilhões em 2015.
Os anúncios móveis representarão então 15,7% dos gastos em publicidade digitais.
Projeções não conseguem considerar todas as variáveis mas tem o inestimável valor de nos indicar tendências. Mudanças tecnológicas certamente ocorrerão, as próprias mídias continuarão a ser vitimadas por essas mudanças, consumidores, voláteis como são mudam seus hábitos, as mídias tradicionais hão de reagir, etc. Sabe Deus o que acontecerá nesse rápido circuito entre 2009 e 2015.
Para projetar ou modelar algumas hipóteses subjacentes devem ser utilizadas e todo o resto deve ser mantido constante. Esse procedimento, naturalmente, embute erros. Portanto, não há críticas a serem feitas, mas é que o crescimento previsto é de 41% ao ano, no período!
A consultoria argumenta que “os dispositivos móveis estão se tornando parte integrante do mix de mídias dos anunciantes”. O argumento faz sentido, mas numeriamene não suporta a projeção.
Bastaria um retrocesso mínimo nas estratégias empresariais e a previsão pode perder sua relevância. Entretanto, o esforço preditivo da Berg aponta uma tendência forte no uso de mídias, por isso, justifica-se merce nosso aplauso.

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