Banner

Translate

sábado, 25 de dezembro de 2010

França alcança reconhecimento pelos esforços empreendidos

A Satandard & Poor's confirma
"Triple A" para a França
A França prometeu combater seu déficit público, reduzindo-o dos atuais 7,7% do PIB, para 6%, em 2011. O Governo francês tem como objetivo trazer o déficit para 4,6% do PIB, em 2012, e 3%, em 2.013. Portanto, só em 2013 a França estaria enquadrada dentro do limite autorizado pelos tratados europeus.
Talvez isso tenha empolgado tanto a agência de avaliação de riscos Standard & Poor's, que ela confirmou ontem sua nota máxima para a França, AAA.
A perspectiva da agência para o país é estável, graças a sua “política econômica prudente”. A nota conferida à dívida soberana francesa “reflete nosso ponto de vista sobre a saúde e a resistência da economia francesa, seu ambiente político, que estimamos estável e orientado na direção de políticas econômicas prudentes”, diz a nota, publicada nessa 5ª feira.
A agência ainda frisou que entende que o governo francês vai prosseguir nos esforços para reduzir o déficit público para aproximadamente 3%, em 2013.
A notícia chega em um bom momento. Os países-membros da Zona do Euro sofrem grandes pressões para corrigirem suas finanças públicas. De duas semanas para cá, as agência de classificação de riscos ameaçam rebaixar as notas dos países economicamente mais vulneráveis da Zona do Euro.

Sobretudo, Espanha e Portugal, que estão muito visados após os episódios da Grécia e da Irlanda.
Muito interessante notar como o clima institucional acaba pesando na atribuição de notas às dívidas soberanas. Um quadro político estável e um ambiente institucional aperfeiçoado parecem garantir avaliações superiores. Certamente, poderíamos tomar direções semelhantes, com o sentido de dar maior eficácia às ações de nossas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário