Banner

Translate

domingo, 19 de dezembro de 2010

HP “from Russian...”

As suspeitas estendem-se em direção à Europa
As investigações por práticas de corrupção na Rússia agora estendem- se para a Alemanha, Áustria, Sérvia, Holanda e Comunidade de Estados Independentes (reunindo 11 das 15 repúblicas da extinta URSS). A suspeita diz respeito a eventuais subornos, por funcionários da HP, nas vendas feitas nesses países. A Securities and Exchange Commission (SEC) pede um aprofundamento das investigações nas atividades comerciais da empresa, a partir de 2.000, na Rússia e informações sobre as vendas da Sérvia e da Comunidade de Estados Independentes.
O escândalo teve início com a denúncia do Ministério Público da Alemanha, em 2009, apontando que funcionários da filial da HP, na Alemanha, subornaram funcionários russos para ganhar contrato de 35 milhões de euros, para o fornecimento de sistemas de computação ao escritório da Procuradoria Geral da Federação Russa. O contrato vigorou de 2001 a 2006.
O caso vai ganhar contornos comprometedores. Essas operações, ainda que sejam descentralizadas e que prevejam a autonomia das unidades locais da HP necessariamente estão submetidas às auditorias centrais, sobretudo quando os fluxos numerários transitam por algum paraíso fiscal. As implicações tributárias e os pagamentos ou transferências desses paraísos para outros países com os quais a empresa mantenha negócios inspira cuidados procedimentos especiais. O interessante é como o crime e a justiça vêem se internacionalizando rápida e paralelamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário