Banner

Translate

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pimenta no olho dos britânicos

Déficit orçamentário britânico sobe,
mais uma vez
As despesas cresceram 10,8% em novembro, quando comparado a novembro do ano passado. As receitas, apenas 3,1%.
O resultado é um déficit acumulado de 22,8 bilhões de libras equivalentes a 27 bilhões de euros. Analistas esperavam por apenas 16,8 bilhões. A estimativa ficou muito distante da realidade. Essa disfunção econômica impõe, a partir de agora, sério risco à manutenção de rating máximo do Reino Unido, concedido por todas as agências de risco.
Esse resultado pode ensejar o aparecimento de novas convulsões nos mercados financeiros e de capitais internacionais.
Por outro lado, essa notícia parece dar legitimidade às medidas de implantação do Orçamento proposto à Câmara dos Comuns. A austeridade não poupará a população do Reino Unido.
George Osborne, ministro das Finanças, deve ganhar força para a aprovação de seu "pacote britânico" que prevê a redução de 500 mil postos de trabalho no setor público.
O Executivo Britânico, chefiado por David Cameron, aumentou a idade mínima de aposentadoria para 66 anos, a partir de 2020. É de se esperar por reações populares fortes nos próximos dias.
A Europa realmente não está silenciosa essa semana. O corte será mal recebido internamente e aplaudido externamente, afinal "pimenta no olho alheio..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário