Banner

Translate

domingo, 16 de janeiro de 2011

As previsões para o consumo mundial

O consumo cresce rápido em poucas
regiões do mundo
Nos países industrializados a confiança do consumidor melhorará lentamente. Nos Estados Unidos, as vendas de varejo devem aumentar 2,4% em 2011, enquanto no Japão, o crescimento não deverá ultrapassar os 1,1%. Na Europa Ocidental, a previsão é de um crescimento na casa do 1,8%. A contenção dos gastos públicos e a redução da renda explicam o baixo desempenho europeu.
Em sentido contrário, os gastos com bens de consumo na China devem crescer à impressionante taxa de 22%, nesse ano. O aumento da renda e do emprego deve garantir à China o maior crescimento mundial no setor de varejo. Os grandes distribuidores mundiais estarão fazendo grandes investimentos nesse mercado. Já é o caso do Carrefour e, será a primeira vez que o Wall-Mart investirá nessa parte do mundo, sucumbindo às tentações chinesas de enriquecimento mais rápido.
Em relação à Rússia e à Índia, embora sejam mercados de crescimentos também muito rápidos, as restrições institucionais ainda desestimulam investimentos mais fortes. Problemas jurídicos e culturais afastam boa parte dos maiores distribuidores mundiais.

As vendas online devem crescer entre 10 % e 11 % nos Estados Unidos e na Europa, segundo as previsões da Forrrester.
Portanto, a recuperação nos países desenvolvidos continuará em ritmo lento, enquanto nos países emergentes a velocidade deve aumentar. O final do ano de 2011 deve encontrar uma Europa relativamente refeita de suas maiores dívidas e os Estados Unidos, maior importador mundial, iniciando sua tentativa de voltar à liderança dos negócios mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário