Banner

Translate

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O espantoso crescimento chinês

Na China, a economia cresceu 10,3%, em 2010
A China anunciou que seu PIB cresceu 10,3%, em 2010.
Duas preocupações são centrais na questão chinesa. A primeira, é tornar esse crescimento sustentável nos próximos períodos, evitando a alta interna dos preços. Em seguida, será necessário ampliar significativamente sua competitividade interna, para permitir uma política cambial compatível com o se chama de “comércio justo” em relação a seus principais parceiros comerciais.

É clara sua intenção de crescer o papel estratégico do país no mundo. Seu PIB, que no ano passado ultrapassou o do Japão, é o segundo maior do mundo. No início do século, a economia da China era a sétima do mundo, atrás da Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Japão e Estados Unidos. O crescimento de 2010 suplantou em muito a meta de 8% prevista pelo governo de Pequim.
Há de se considerar que a crise financeira mundial comprometeu o crescimento dos países ocidentais e que a recuperação que se inicia pode reverter essa situação. Rússia e Índia desenham projetos voltados mais ao mundo europeu e aumentam suas dependências comerciais em relação ao mercado norte-americano.
Tudo a conferir, nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário