Banner

Translate

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O mercado de trabalho na espanha

Imigrantes ficam com mais de 70% do emprego criado na Espanha, em 2010
Do total de empregos gerados na Espanha, desde o início de 2010, até o mês de setembro, mais de 50% foi ocupado por imigrantes.
O esforço de criação de novas vagas resultou em oferta de emprego menos qualificado e revelou a maior capacidade de adaptação do imigrante em tempos de crises. Outro dado significativo é o que aponta que, dos quase dois milhões de empregos perdidos desde os primeiros anúncios da crise, em meados de 2007, apenas 9% disseram respeito a trabalhos executados por imigrantes. Esse número é muito inferior aos 17% que ocorreria, se considerada a proporção de imigrantes no total do mercado de trabalho.
O estudo, elaborado pela MANPOWER, "El mercado de trabajo en España hasta septiembre de 2010", apoiado na base de dados do Instituto Nacional de Estatística, surpreende. O trabalho conta mais de um milhão de empregos fechados na construção civil, desde o início da crise, seguido de cerca de 640.000 na indústria e de 174.000 no setor de serviços
De abril a setembro de 2010, período no qual o mercado mais absorveu a mão de obra disponível, os imigrantes ocuparam 109.000 novos postos de trabalho, enquanto 42.000 foram ocupados por mão de obra nativa. Os dados adquirem maior relevância se considerarmos que os imigrantes representam apenas 17 % do total dos ocupados, mas absorveram mais de 70 % dos novos empregos.
O estudo não aponta as razões para isso. Apenas aponta a maior flexibilidade dos imigrantes em se adaptar a períodos de mudanças e às novas condições apresentadas pelo mercado de trabalho. Talvez pudéssemos especular sobre alguns outros aspectos que, naturalmente, estariam a requerer sua comprovação em trabalhos ulteriores:
O nativo conta com um bom seguro desemprego.
O imigrante se vê forçado a flexibilizar sua aceitação, em função de sua menor formalidade e de projetos sociais e assistenciais mais tímidos.
Os imigrantes aceitam, com maior facilidade, trabalhos de menor qualificação e de menor remuneração.
Os nativos sentem-se mais seguros e contam com o apoio familia.
Tudo a conferir, naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário