Banner

Translate

sábado, 1 de janeiro de 2011

Não pode passar desapercebido

Estônia o 17.º país a aderir ao Euro
A Estónia entrou na Zona do Euro à meia-noite de sábado, iniciando o ano como o 17.º país da União Europeia e o terceiro país, pertencente ao ex- bloco comunista, a aderir à moeda europeia única.
Com os 1,2 milhões de cidadãos estônios, a população da zona euro passou a ser de 330 milhões de habitantes. A Estônia juntou-se às iniciativas idênticas da Eslováquia, em 2009, Chipre e Malta, em 2008, e Eslovênia, em 2007. Para quem achava que a Zona do Euro iria ruir, veio mais essa resposta: continuará a crescer.
A Estônia está no extremo nordeste da União Européia e é membro dessa união desde 2004, após sua separação, em 1991, da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. 
Para aderir à união monetária, a Estônia cumpriu os requisitos, de estabilidade dos preços e de finanças públicas saudáveis. Ironias à parte, entre abril de 2009 e março de 2010, o país viveu com inflação negativa de 0,7%, inferior ao valor de referência europeu de 1%, calculado para esse período. O déficit orçamentário do país ficou em 1,7% do PIB, em 2009, e a dívida pública, em 7,2%.
Talvez seja o país com melhor gerenciamento público da Europa de hoje que, de fato, não estaria em condições de exigir isso tudo de alguém. O euro levará, a partir de agora, um ano para realmente tornar-se moeda plenamente aceita no país. Até lá a corôa, atual moeda da Estônia, conviverá com a nova moeda em processo de gradual substituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário