Banner

Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma outra maneira de ver

Prefiro interpretar como um suspiro,
ainda que ocasional
É cedo para tomar como definitivo. Mas entender como negativo os dados da economia norte-americana pareceu-me um equívoco nacional.
O desempenho dos investimentos e das exportações levou o índice calculado pelo ISM a superar, em dezembro, as melhores expectativas dos especialistas. Então porque interpretá-los como negativos?
A atividade econômica norte-americana cresceu em dezembro no ritmo mais forte dos dois últimos anos, embalada pela recuperação dos investimentos e pela aceleração Index Supply Management (ISM), de Chicago. O índice que mede a atividade econômica subiu para os 68,6 pontos – bem acima da linha dos 50 pontos, que separa recessão de expansão econômica –, superando qualquer previsão realizada para o mês.
A divulgação dessa informação, aliada aos dados da queda dos novos pedidos de desemprego, anunciados anteriormente pelo Departamento de Trabalho, dando conta de que esses pedidos chegaram ao seu valor o mínimo desde Julho de 2008, faz crer em um desempenho mais robusto da economia norte-americana. E não ao contrário, como tem sido interpretado no Brasil.
Pode até ser muito animador. Mas ainda é cedo para imaginar que esse crescimento possa ser tomado como definitivo. A injeção de recursos na economia dos EUA já é tão grande que podemos estar diante de um elemento apenas pontual. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário