Banner

Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O momento parece escolhido a dedo

Em meio ao Forum de Davos, a Standard & Poor's rebaixa rating japones
A Standard & Poor's não precisava anunciar isso essa semana. Simplesmente derrubou a nota para a dívida soberana de longo prazo do Japão de "AA" para "AA-".
Além de não mudar coisa nenhuma, dificulta o discurso capitalista na Ásia. Coloca ainda mais lenha na fogueira das discussões econômicas sobre a viabilidade das políticas fiscais conseguirem reduzir os elevados déficits fiscais do país.
A S&P acredita que o déficit fiscal cairá muito lentamente: de 9,1% do PIB, em 2010, para 8,0% do PIB, em 2013. Equilíbrio primário só em 2020, “a menos que algum programa de consolidação fiscal seja implantado antes disto".
O que mais desestrutura o pensamento do mercado é que o rebaixamento apoiou-se em avaliação do quadro institucional japonês e na sua atual liderança política. O anúncio fala em "falta de estratégia coerente do partido líder do governo para atacar os aspectos negativos da dinâmica para a dívida do país". Com isso, a oposição japonesa também foi atingida.
Em meio ao Forum de Davos, o rebaixamento, amparado em razões políticas, não foi uma contribuição à democracia - que sempre pressupõe o embate entre partidos-, nem contribuiu para o aperfeiçoamento institucional das nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário