Banner

Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dragões em luta

Crescimento econômico versus
inflação em alta
O problema não é só brasileiro. O dragão chinês está com sua economia superaquecida e não consegue dominar o dragão da inflação. Juros subiram. Não o suficiente. Depósitos compulsórios aumentaram. Não o suficiente. As correções cambiais foram feitas. Não o suficiente. A inflação viceja e rapidamente infiltra-se no sistema de preços do país. O Banco Popular da China, versão adaptada pelo comunismo de Banco Central ocidental, não titubeou. Aumentou em 0,5 ponto percentual a exigência de reservas de capital dos bancos, com operação no território chinês. Mais uma vez, será insuficiente. A maior bolha formada está no setor imobiliário. Alimentos e energia “puxam” a inflação.

Muito curioso observar a similaridade com a economia nacional. Um homólogo do lado de cá do mundo?Certamente não. No Brasil, os juros são altíssimos e a moeda é exacerbadamente apreciada. Situação que reduz a eficácia dos instrumentos monetários. Ainda não aprendemos a poupar e investimos muito pouco. Submetemos nosso crescimento à dependência dos capitais internacionais.
Sobram-nos agora apenas os instrumentos fiscais. Cortes no custeio, com moderação nas decisões de investimentos. O momento pede ajustes das contas públicas em substituição aos discursos de austeridade.
O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal - conhecido por IPC-S-, recidivou. O aumento do ritmo inflacionário voltou, com a taxa de 1,06% na segunda prévia de janeiro, 0,14 ponto percentual a mais que a variação medida na semana anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário