Banner

Translate

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pano de fundo

Há uma recuperação em curso
A Europa começa a virar o jogo. As questões fiscais parecem estar sendo encaminhadas de maneira produtiva. Os países europeus, uns mais outros menos, fizeram esforços de redução de seus gastos públicos. Ademais, o Japão mostrou disposição em comprar cerca de 20% dos títulos de dívida, emitidos pela Linha de Estabilidade Financeira Europeia.
A China, por outro lado, atingiu os US$ 2,85 trilhões em suas reservas internacionais. Mas, o gigante asiático ainda não conseguiu controlar sua liquidez e sua oferta de crédito que, mais uma vez, ficam acima do projetado pelo governo de Pekin,, e sinalizam para novas restrições monetárias.
Nos EUA, os estoques no atacado recuaram apenas 0,2% no mês de novembro. O mercado esperava por uma elevação de 0,9%. A redução de estoques e o aumento das vendas já estão sendo interpretadas como uma aceleração no ritmo de recuperação da economia norte-americana.
O Livro Bege de hoje poderá confirmar ou não esse entendimento. Mas, tudo parece indicar que um otimismo moderado pode ser conveniente nas decisões de investidores nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário