Banner

Translate

domingo, 30 de janeiro de 2011

O mercado está assustado. O exagero não se justifica.

Tudo para baixo. PIB dos EUA decepciona. Consumo, não.
Ibovespa veio para baixo, nessa sexta-feira. O índice encerrou aos 66.697 pontos. Queda forte e nível de fechamento muito baixo.
Nos EUA, os mercados encerraram com fortes desvalorizações. Trata-se de resposta a indicadores inferiores às expectativas. As tensões políticas no Egito também contribuiram muito para as baixas. O PIB cresceu acima de 3,0%, mas o mercado esperava que fosse pelo menos 3,5%.
O crescimento foi principalmente provocado pelo consumo interno. Esse fato é a grande notícia que todos esperavam. Expressa um a recuperação da demanda interna. E mais animador ainda, foram a queda das importações e redução dos estoques industriais e comerciais.
Na Europa as baixas dos mercados marcaram o dia. O Egito também aqui pesou muito. A Ásia, cujo mercado abre bem antes, ficou na espera dos indicadores norte-ameircanos, fechando sem tendências definidas.
O clima pareceu-me exageradamente pessimista. As dificuldades econômicas não são maiores do que eram antes, mas a atmosfera política assusta.
Egito e Tunísia começam a irradiar suas instabilidades políticas. O petróleo disparou por isso.
Essa será uma semana que exigirá prudência. Melhor será esperar pela maior clareza do quadro político

Nenhum comentário:

Postar um comentário