Banner

Translate

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Massa salarial em crescimento

Construção civil puxa massa salarial para cima
A massa salarial de 2010 cresceu com inusitado vigor, impulsionada sobretudo pelo setor da construção civil. Algumas atividades do setor de serviços também puxaram essa alta: intermediação financeira, atividades imobiliárias, alojamento, alimentação e transportes.
As explicações para isso são óbvias. O boom do mercado imobiliário e os investimentos em infraestrutura ampliaram a oferta de novos empregos e colocaram pressão sobre os preços das remunerações do setor. A alta aí foi de 18,2%, descontada a inflação do ano, e bem superior à média de 7,3% da economia nacional.
Veja no gráfico abaixo o desempenho de alguns dos setores de nossa economia:
A indústria teve um avanço de 4,3. Muito tímido, quando comparado à média nacional. As taxas cambiais brasileira, durante 2010, sejam, talvez, a variável mais relevante para explicar o fraco desempenho do setor.
Para o ano em curso, será prudente esperar por resultados inferiores. Algo em torno de 4,5% já estaria razoável, considerado o encaminhamento dado à economia nacional: juros em alta, câmbio ainda valorizado, redução nos gastos governamentais, retardamento de investimentos e o fim dos estímulos anticíclicos. Ainda assim, 4,5% seria um bom resultado, do ponto de vista social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário