Banner

Translate

sábado, 22 de maio de 2010

FRACTAL já explica o crédito e inadimplência

"Crédito farto levou a endividamento",
diz Celso Grisi
21/05/2010
No programa “Elas e Lucros” de hoje, o diretor presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, Celso Grisi, falou sobre o alto nível de endividamento nas famílias de classes econômicas mais baixas. De acordo com estudo publicado pela Fractal, 30% delas estão com a renda comprometida até o final do ano e 11% não tem como honrar as dívidas feitas.
Na entrevista abaixo, Grisi atribuiu o alto endividamento ao excesso de crédito no mercado e à falta de planejamento financeiro das famílias, e lamentou que o crédito seja utilizado apenas para consumo.
Quais as causas do endividamento (30%) das famílias da classe C?
“Houve uma oferta de crédito excessiva por parte do sistema financeiro como um todo, envolvendo financeiras, bancos, etc. E, claro, disponibilizado um crédito tão farto, a população acabou aproveitando este momento da economia e endividou-se mais do que é recomendado.”
Por que 11% das famílias não conseguirão honrar suas dívidas?
“É preciso considerar que a renda das pessoas mais pobres está comprometida com alimentação, moradia, saúde, transporte. Só isto, nas classes mais baixas, esses itens da despesa costumam consumir de 72 a 78% da renda. Quando você tem um comprometimento de 30% dos seus ganhos (com dívidas), essas parcelas a serem pagas começam a competir com as compras de bens essenciais. E aí não há alternativa senão deixar de pagar essas dívidas, esses empréstimos, para consumir o essencial.”
Como evitar o endividamento?
“Planejar as contas pessoais e familiares. Ter uma idéia muito clara do seu rendimento, de quanto você ganha e se esse rendimento está assegurado para os próximos meses ou pelo o período em que você pegou o empréstimo. É necesário fazer os cálculos bem feitos do seu consumo para que você não assuma compromissos superiores aos que você pode pagar. Acho que falta um pouco de planejamento financeiro.”
Consumo excessivo x enriquecimento pessoal
“As classes mais baixas utilizam crédito mais fortemente e acabam pagando juros maiores porque, efetivamente, por terem renda menor, acabam representando um risco de crédito maior. Então, pagam juros mais altos, acabam contraindo compromissos maiores do que podem pagar e, pior, na maioria das vezes acabam fazendo do crédito apenas uma forma de consumo. O crédito teria de ser usado também para fazer investimentos, mas de modo geral  acaba dirigido só para consumo e isso é uma pena. Você perde capacidade de patrimonializar, de aumentar os ativos dessa pessoa, enfim, de enriquecê-la."
A base de dados da pesquisa
“Nós pesquisamos aqui na cidade de São Paulo cerca de 720 pessoas. Basicamente investigamos: estrutura de ganhos e de gastos – e como esses gastos são pagos. E estudamos também os itens que são financiados. Fizemos esse levantamento exatamente para alcançar o número de inadimplentes por modalidade de financiamento. Estudamos também as condições necessárias à recuperação do crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário